24H C1 Portimão encerram temporada da C1 Eurocup em clima de festa

Escreveu-se história nas 24H C1 Portimão. A prova rainha da C1 Eurocup, troféu promovido e organizado pela Motor Sponsor que reúne em pista os irreverentes e emocionantes C1, encerrou com chave de ouro a temporada de 2023 no Autódromo Internacional do Algarve.
 
Em pista, 54 C1, 254 pilotos e 9 nacionalidades – Portugal, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Moçambique, Países Baixos, Reino Unido e Suíça – formaram o melhor plantel da competição e a maior grelha de uma prova portuguesa esta época. Uma lista que somava 36 formações nacionais, 18 internacionais, 15 equipas em estreia absoluta no troféu e a presença de António Félix da Costa com duas estruturas em prova.
 
Pela frente, jogavam-se os títulos da temporada nas classes PRO (20), AM (12) e GEN1 (11) entre 18 equipas, a par das vitórias nas classes UK (8) e BE (5). Um fim de semana de verdadeira resistência, que teve início com 2H de treinos privados, realizados na manhã de sábado, aos quais se seguiram os treinos cronometrados, com 30M de ação em pista.
 
Uma sessão em que o C1 nº 88 da Central Mensageiro assinou o melhor tempo da PRO, com a Just4Fun no nº 301 a rubricar a melhor marca na AM e a Razão Automóvel, com o C1 nº 911, a ser a mais rápida na GEN1. Entre as estruturas internacionais, a primeira posição na classe UK ficou nas mãos da JWBird Motorsport 1, com o C1 nº 347, ao passo que na classe BE foi a Emax / JL Motosport nº 284 a estar em destaque, ao ser primeira classificada.
 
Estavam assim lançados os dados para a jornada mais aguardada do ano, na qual a discussão pelo triunfo na classe PRO era adoçada de equilíbrio, uma vez que a equipa que triunfasse entre as principais candidatas, seria a vencedora do troféu. Uma prova que teve a Central Mensageiro e os C1 nº 248 e nº 2, da T3 Racing e G-Tech / RP Motorsport, respetivamente, como protagonistas maiores. As três estruturas passaram pela liderança, mas no final seria a T3 Racing, de Pedro Alves, Francisco Araújo, Filipe Ferreira e Rafael Lobato, a alcançar uma tripla vitória, ao triunfar na classe nas 24H C1 Portimão e sagrar-se vencedora da C1 Eurocup na categoria PRO e também na PRO -30. Um feito que Pedro Alves sublinha: “Precisávamos de ficar à frente dos nossos adversários mais diretos, no entanto, numa prova com esta duração é sempre difícil definir isso como objetivo. Então, focámo-nos em fazer uma prova limpa, sem problemas ou penalizações. No final isso revelou-se a melhor estratégia e a vitória deu-nos o título, que nos deixa extremamente satisfeitos. Quero ainda endereçar os meus parabéns à equipa nº 88 que esteve em disputa direta connosco da primeira à última volta deste troféu extremamente bem disputado!
 
Na segunda posição terminou a G-Tech/RP Motorsport, de Fernando Mayer Gaspar, Ricardo Pereira, André Pardal, Diogo Lopes e Diogo Matos, e a Central Mensageiro, de João Silvestre, João Simões, Rui Simões e Pedro Alface, fechou o pódio, vencendo o título na PRO -45. Já na PRO +45 o título foi conquistado pela WallUp WoodLab.
 
Na AM assistiu-se a uma intensa luta pelo triunfo desde a fase inicial, com 5 estruturas a passarem pelo comando nas cinco primeiras horas, nomeadamente a G’s Competizione, Of Motorsport, B. Primus – Motorsport, Gianfranco Motorsport e IDS Racing Team. No entanto, com o decorrer da corrida, seria a estreante Just4Fun a sobressair e a alcançar a vitória na classe AM nas 24H C1 Portimão. Um triunfo que Pedro Gil, que formou equipa no C1 nº 301 com Filipe dos Santos, Miguel Freitas, José Alves, Fernando Coelho e Carlos Malhão, enaltece: “Foi surpreendente, pois somos uma equipa estreante, com 3 pessoas que nunca andaram em Portimão e 3 que nunca andaram sequer de C1. Não estávamos de todo à espera. Fomos sempre muito regulares e tivemos um espírito de equipa maravilhoso, foi espetacular. Obrigado a todos!
 
Num segundo lugar com sabor a vitória ficou a OF Motorsport, de Marco Lazarino, Luís Inácio, Rui Marques, Rui Santos e Ferdinando Barros. A equipa do C1 nº 10 era primeira classificada na AM à chegada à jornada algarvia e confirmou o favoritismo com a conquista do título na classe na C1 Eurocup, a par da vitória na AM +45. Um resultado que Marco Lazarino sublinha: “Foi uma vitória muito importante, já estávamos a tentar há três anos e este ano apostámos tudo neste troféu, que é muito competitivo, e felizmente conseguimos. Estamos muito felizes.” O terceiro lugar na AM foi assinado pelo C1 nº 98 da IDS Racing Team, de Eduardo Sardo, Rui Ferreira, Miguel Rodrigues e Pedro Sousa. Já na AM -45 o título foi alcançado pela G’s Competizione e na AM -30 pela Gianfranco Motorsport.
 
Na GEN1, 5 estruturas alternaram a liderança ao longo das 24H, com a Razão Automóvel, By Dias, Mastermuv, Autocloche e TRS a passarem pelo comando da classe. Uma corrida em que seria o C1 nº 111 da Autocloche a ver a bandeira de xadrez na primeira posição. Um regresso ao troféu ao melhor nível da equipa formada por Pedro Pinto, João Tiago Godinho, Pedro Faustino, Emanuel Saraiva, Nuno Farias e Pedro Escarigo, que salientou: “Uma prova surpreendentemente boa, na qual conseguimos evitar problemas, adotar uma boa estratégia e ter também alguma sorte com os safety car, que surgiram quando precisámos para as trocas de pilotos. A equipa também foi muito regular e conseguimos vencer.
 
A segunda posição foi ocupada pelo C1 nº 126 da By Dias. Um resultado que permitiu à equipa, quarta classificada à chegada a Portimão, sagrar-se vencedora das classes GEN1 e C1 NEW na C1 Eurocup. Nuno Dias, que fez equipa com Tiago Silva, José Dias, Francisco Pinto e Tiago Moreira, destaca: “Estamos muito contentes com esta conquista, alcançada após uma prova que implicou um grande espírito e trabalho de equipa. Um título duplo tem sempre um sabor especial, obrigado a todos os que contribuíram para este resultado.” No terceiro lugar ficou o C1 nº 777 da TRS, formada por Flávio Santos, João Saramago, Filipe Barreto, Francisco Viola, João Reis e Pedro Ferreira.
 
A UK teve um duelo a quatro mãos, com a Emax Motorsport 2, Pro Alloys Racing, Haz Bin Racing e JWBird Motorsport 1 a passarem pelo comando da classe. Uma luta com um desfecho que sorriu ao C1 nº 340 da Emax Motorsport 2, de Rick Potter, Tim Rowbottom, Martin Jeffs e Jeremy Webb, com a equipa a referir: “É o caso clássico de, mantém-te em prova, não baixes os braços e evita problemas. Foi um resultado fantástico para nós.” Na segunda posição ficou o C1 nº 347 da JWBird Motorsport 1, de Nicholas Beaumont, Phill House, Liam Griffin e Mathew Wilson, com o C1 nº 339 da Haz Bin Racing, de Nick Halstead, John Galdman, Steve Glynn e Rob Gaffney, a fechar o pódio.
 
Na BE assistiu-se a um duelo a dois na luta pela vitória. Uma disputa que pendeu para o C1 nº 283 da Emax/JSR, de James Cannings, Mark Starling, David Alstadter e Phil Marsh, com a equipa a referir: “Foi um evento incrível e estamos mesmo muito contentes. Ótima pista, um grande ambiente entre todos e uma fantástica organização. Estaremos de volta no próximo ano. Muito obrigado a todos.” A segunda posição foi alcançada pelo C1 nº 252 da The Art of MH Racing, de Rafael Branke, Lorenzo Di Placido, Marc Hagemeier e Sebastian Uber, seguido do C1 nº 450 da BM Sport DK 1, de Per Bernd, Bent Dyhre Hansen e Sebastian Petersen, em terceiro.
 
Ricardo Leitão, gestor operacional da Motor Sponsor e responsável pela relação com Pilotos e Equipas, sublinha: “As 24H C1 Portimão encerraram em grande a temporada de 2023 da C1 Eurocup. Um evento com números históricos, com 9 nacionalidades, 54 C1 e 254 pilotos a formarem a maior grelha de uma prova portuguesa esta época e o melhor plantel do troféu, numa prova marcada pela atmosfera que se viveu, com o ambiente entre pilotos e equipas a espelhar o fabuloso espírito do troféu, dentro e fora de pista. Foi sem dúvida a melhor prova de sempre, a fechar a melhor época de sempre da C1 Eurocup. Obrigado a todos e vemo-nos em 2024!