Multidão encheu a pista de Lordelo do Trial 4x4

Perante uma magnífica moldura humana, um palco soberbo para a prática do trial 4x4, um tempo excelente - com o sol a raiar, e notáveis equipas em competição, que mais se poderia esperar desta jornada do Campeonato Portugal Trial 4x4, disputada na cidade de Lordelo do concelho de Paredes. A quinta ronda e penúltima do CPT4x4 esteve a cargo do Clube Trilhos do Norte com a coorganização do Clube TT Paredes Rota dos Móveis, da Junta de Freguesia de Lordelo e do Município de Paredes.

Com a incerteza do vencedor a manter-se ao longo das três horas de provas, com três equipas a passarem pela liderança, seria já nos derradeiros minutos e com o baixar da bandeirada de xadrez, que Luís Jorge e Daniel Esteves (Café Restaurante A Curva) dissipou todas as dúvidas ao carimbar um triunfo tão justo quanto merecido, assumindo-se claramente como sérios candidatos ao Título Absoluto, que passaram a liderar, e estão agora separados por dois pontos da liderança da Classe Super Proto. Com uma toada prudente, e um andamento de grande nível, António Moreira e André Neves (Valclima), assumiram-se como principais opositores à dupla vencedora, chegando a passar pela liderança por largas voltas, essencialmente na etapa inicial, saindo vencedores Classe Proto e assumindo a liderança da mesma. Bem cedo, outros candidatos foram perdendo espaço na luta pela vitória, com o surgir dos imponderáveis mecânicos, impossibilitando a manifesta vontade de chegar ao pódio de uns e a ascensão de outras equipas a lugares de destaque.

Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) ao vencerem na pista de Lordelo garantiram o título na Classe Extreme, antes da derradeira jornada de Famalicão, beneficiando do abandono prematura da dupla Filipe Ribeiro/Alexandre Santos, quando lideravam. Com o triunfo de Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racing Team), o terceiro em cinco jornadas, o título da Classe Promoção ficou “preso” por escassos pontos.  Já na Classe UTV, Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) continuam a divertirem-se e a proporcionar grandes momentos de trial 4x4 com a elevada competitividade do CAN-AM.

 

Classe Absoluto - Luís vence duelo de “Golias e David”

Uma “luta” pouco provável, obrigou o ”Golias” a puxar dos galões para destronar o “David”. Depois de já ter chegado à vitoria em Mangualde, Luís Jorge tomou-lhe o gosto e repetiu o feito agora em Lordelo, permitindo-lhe chegar à liderança da Classe: “Uma pista muito técnica e muito ao nosso gosto, quer pra mim quer para o meu navegador Daniel. Dura, mas com muito agrado. O carro este à altura, apenas quebramos uma corda e um furo, Venha agora Famalicão para a consagração”, salientou Luís Jorge.

O segundo lugar foi ocupado pelo vencedor da Classe Proto, António Moreira com o mesmo número de voltas (11) do vencedor da Super Proto. O pódio ficou completo com a dupla Daniel Carapau/Ruben Filipe. O detentor da pole-position e ex: líder desta Classe, Rui Rocha e Pedro Campas quedaram-se pela quinta posição, a trás da dupla António Silva/Flávio Gomes (Proto).

 

Classe Super Proto - De fio a pavio…

A dupla do “Café Restaurante A Curva” liderou da primeira à última volta, superando ainda o tempo perdido para substituir do pneu furado nos minutos finais da resistência. A perseguição a Luís Jorge e Daniel Esteves esteve a cargo de Daniel Carapau e Ruben, numa excelente recuperação, depois de um início de prova pouco favorável. A terceira posição da dupla do “Team RJ69” garante ainda a liderança da Classe “rainha” do CPT4x4, agora com escassos dois pontos. Fora da luta pelos lugares do pódio por força dos problemas mecânicos, terminaram a “Ediprova“ e a “Quetal”, por esta ordem.

Classe Proto - Três “galos” para um só poleiro…

Assim ficou, depois de António Moreira e André Neves repetirem o triunfo na Classe Proto em Lordelo, depois de já o ter feito em Mação: “Vamos discutir tudo em Famalicão, num final frenético. Esta foi uma pista bastante dura para o carro e para os navegadores. Mesmo termos conseguimos passar para a dianteira da corrida, também passamos por alguns contratempos com a quebrado bloqueio e a corda do guincho. Já mesmo no final ficamos sem tração dianteiro…grande susto. Felizmente conseguimos gerir da melhor forma as adversidades e o desgaste físico do navegador…das mais duras”, as palavras de André Neves partilhadas por António Moreira. Desta forma a dupla da “Valclima” assumiu a liderança com um ponto apenas para a “Oficina Bacelo” que terminou no derradeiro lugar do pódio.

Das quatro equipas que marcaram presença em todas as cinco jornadas, apenas António Silva e Flávio Gomes (Canelas Pneus) estão fora da luta pelo título, mesmo tendo terminado a ronda do concelho de Paredes na segunda posição. Distante dos lugares cimeiros, e pela primeira vez fora dos lugares do pódio, Miguel Marques e Renato Machado, perderam a liderança da Classe ao terminar na quarta posição.

Classe Extreme – No sítio certo à hora certa…

A terceira vitória da temporada, permitiu a Armando Sousa e Bruno Soares carimbar a conquista do título a uma jornada do final: “foi uma prova dura e muito desgastante, mas muito contentes pelo título, tínhamos esse objetivo no início do campeonato. Foi uma equipa no seu todo…o Daniel, o carro que nos deu pequenos contratempos, mas foram sendo solucionados pelos nossos, assistentes. Vamos celebrar em Famalicão…”, referiu Armando Sousa. A dupla da Transgatão, beneficiou do abandono do líder que seguia destacado, já muito perto do final, após o Patrol da “HélderFil” capotar, deixando a dupla Filipe Ferreira/Alexandre Santos sem possibilidade de chegar ao final e somar pontos.

 

Classe Promoção - Três para Alfaia…

Já lá vão três vitórias…, e uma mão cheia de pontos são suficientes Jorge Alfaia e Francisco Carvalho chegarem ao primeiro grande título nacional de Trial 4x4.  A dupla “73 Racinc Team” soma e segue, passou por algumas condicionantes no guincho, mas nada que trouxesse grandes problemas. À passagem da quarta volta e, sensivelmente a meio da prova, assumiram em definitivo a liderança até à bandeira xadrez: Vencer em casa…sabe melhor, mas esta vai para o nosso navegador. Foi uma prova dura, mas de puro trial, talvez das melhores mesmo. Tivemos apenas um problema com o guincho, nada mais. Vamos com tudo para Famalicão, queremos este titulo“, salientou Jorge Alfaia.

A segunda posição ficou na posse de César Marques e César Tadeu, com a dupla da pole-position e ter um início de prova atribulado que lhe ia custando uma posição no pódio com três equipas a somarem as mesmas cinco voltas. Seria a “Lusimex Off Roiad team” a garantir o derradeiro lugar do pódio na frente da dupla Paulo Silva/Duarte Silva, o mais jovem navegador que fez a sua estreia na modalidade.

Classe UTV - Campeões invictos!

Já coroados desde Mangualde, Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) voltaram a não encontrar oponentes, mas ainda assim entraram em pista com vontade de ultrapassar os obstáculos e dar espetáculo. Um justo prémio para esta equipa que manteve o seu compromisso numa competição que merecia mais concorrente para aumentar a competitividade.

 

Famalicão, cidade das decisões

Os Campeões de Portugal de Trial 4x4 serão conhecidos na cidade de Famalicão, nos próximos dias 18 e 19 novembro, palco da sexta e derradeira jornada e de todas as decisões…, com exceção das Classes Extreme e UTV, nas quais já são conhecidos os vencedores. No sábado, serão realizadas as habituais verificações administrativas e técnicas, briefing e parque fechado. A grande final do CPTrial 4x4 2023 está marcada para o dia de domingo. Uma jornada que promete ser mais uma etapa memorável!