Campeonato de Portugal Rotax decidiu títulos no Bombarral
Gonçalo Coutinho, Vítor Mendes, Francisco Macedo, Martim Meneses, João Maria Pereira, Afonso Lopes e Vicente Correia são os novos campeões de Portugal Rotax, após a quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
No KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME, alinharam 80 pilotos distribuídos por diferentes categorias, na quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax.
Categorias DD2 e DD2 Master
Vítor Mendes, com um kart equipado com chassis Kosmic, depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as Finais 1 e 2 e foi terceiro classificado na Final 3, pelo que totalizou 68 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio, bem como conquistou o título de campeão de Portugal na categoria DD2 Master. O piloto de Felgueiras assegurou também a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
No Bombarral, Gonçalo Coutinho (Kosmic), com uma vitória, um segundo e um terceiro lugares, bem como duas voltas mais rápidas, garantiu a segunda posição com 64 pontos e conquistou o título de campeão de Portugal da categoria DD2. O piloto de Rio Tinto-Gondomar garantiu também a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain. Christophe Adams (Birel ART), com um terceiro e dois segundos lugares, foi terceiro classificado com 57 pontos e garantiu a segunda posição na DD2 Masters.
Com 40 pontos, graças a um quinto e a dois quartos lugares, o regressado Fabio Kieltyka foi quarto classificado e terceiro posicionado entre os Masters, enquanto Dylan Lima (Tonykart) com um quarto e dois quintos lugares, bem como uma voolta mais rápida, fechou o top-5, com 39 pontos.
Categoria Sénior Max
Entre 33 concorrentes, Francisco Macedo (CRG) foi nono classificado na quinta e última prova no Bombarral, mas face aos excelentes resultados que foi acumulando nas quatro jornadas anteriores, foi suficiente para se sagrar, pela primeira vez, campeão de Portugal Sénior Max, no seu ano de estreia na categoria, bem como garantiu a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
Filipe Rodrigues – que fez a sua estreia absoluta a competir na categoria Sénior Max –, com uma vitória, um terceiro e um sexto lugares, totalizou 52 pontos, suficientes para assegurar o lugar mais alto do pódio no traçado da região oeste.
No Bombarral, com uma vitória, um segundo e oitavo lugares, Gabriel Caçoilo somou 51 pontos e foi segundo classificado, enquanto Diogo Marujo (Redspeed) completou o pódio com 45 pontos, graças a um terceiro e dois quartos lugares.
Com 44 pontos, fruto de um segundo e dois quartos lugares, Anis Tazi (Birel ART) foi quarto classificado, tendo Henrique de Oliveira (LN), com uma vitória, um quinto e um décimo lugares, somando 40 pontos e fechado o top-5 entre 33 participantes.
Categoria Júnior
Martim Meneses (KR), com três vitórias e três voltas mais rápidas, totalizou 78 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio. Com estes resultados o piloto madeirense sagrou-se campeão de Portugal da categoria Júnior, assim como a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
Ricardo Gonçalves (Tonykart), com um quinto e dois segundos lugares, foi segundo classificado com 52 pontos, enquanto Tomás Lemos (Birel ART) com três terceiros lugares, completou o pódio com 51 pontos.
Com 49 pontos, fruto de um segundo e dois quartos lugares, Max Radeck (Redspeed) – que foi o mais rápido nos treinos cronometrados – foi quarto classificado com 49 pontos. António Macedo (CRG), com um quarto e dois quintos lugares, fechou o top-5, com 32 pontos.
Categoria Mini/Micro Max
Na categoria Mini/Micro Max, Afonso Lopes, depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma vitória, um segundo e um terceiro lugares, bem como uma volta mais rápida na Final 3, totalizou 64 pontos e venceu a categoria Mini/Micro Max no Bombarral, assim como a subcategoria Micro-Max, na qual se sagrou campeão de Portugal e garantiu a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
João Maria Pereira (Birel ART), com uma vitória, um segundo e um terceiro lugar, bem como uma volta mais rápida na Final 2, somou 63 pontos e foi o segundo classificado. Estes resultados foram, contudo, suficientes para o piloto de Alcobaça garantiu o título nacional na categoria Mini/Micro Max e assegurar também a qualificação para as Rotax Max Challenge Grand Finals, que vão ser disputadas entre 2 e 9 de dezembro, no Bahrain.
Dante Lachi Monteiro (FA) completou o pódio com 63 pontos, graças a uma vitória, a um segundo e terceiro lugares, assim como uma volta mais rápida na Final 1, enquanto Daniel Ferreira (Parolin) – segundo na Micro-Max – e Lourenço Vilão (Parolin) – terceiro na Micro-Max – fecharam, por esta ordem, o top-5, com 32 e 30 pontos.
Categoria Micro Academy
Vicente Correia, com um kart equipado com chassis Parolin, depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, somou três vitórias, bem como duas voltas mais rápidas nas Finais 1 e 2, pelo que totalizou 78 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio no Bombarral. Esta foi a quarta vitória consecutiva do jovem piloto do Porto que lhe permitiu assim sagrar-se campeão de Portugal da categoria Micro Academy.
Gustavo Oliveira (KR), com um segundo e dos terceiros lugares – e com a volta mais rápoda na Final 3 –, contabilizou 55 pontos e garantiu o segundo lugar do pódio. Já Guilherme Santos (EVO), com um quarto e dois segundos lugares, somou 55 pontos, pelo que assegurou a terceira posição.
Com 43 pontos, após um quinto, um terceiro e um quarto lugares, Gabriel Guimarães (Tonykart) foi quarto classificado e o ‘rookie’ Enzo Santos (Birel ART), com um quarto e dois quintos lugares, garantiu 38 pontos e fechou o top-5. O estreante João Barros (KR) (Kosmic), com três sextos lugares, foi sexto classificado com 30 pontos.