Rui Costa dominou Clássicos no ANPAC Classic Racing
O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos (CPVC) regressou ao Autódromo do Estoril para a quarta e penúltima jornada da competição. Uma lista de inscritos com algumas novidades acendeu a luz da competitividade. Salientamos o regresso de Domingos Sousa Coutinho (BMW 2800 CS) e a presença dos Porsche 911 RS de Bruno Santos e Cláudio Vieira e o retorno de pedro Pedro Bethencourth com o Porsche 930 Turbo. No campo da casa de Weissach, uma queda de João Macedo Silva já no Estoril deixou de fora o 911 RSR laranja.
Graças ao programa compacto desenhado pela ANPAC para este ANPAC Classic Racing, a sessão cronometrada e as duas corridas foram realizadas este domingo. João Cruz (Ford Escort RS) rubricou a “pole position” na frente de Rui Costa e de Rui Alves. Francisco Mora deixou na Garagem Aurora o Porsche 911 RSR e trouxe até ao Estoril o Ford Escort RS1800 que o seu pai já tinha usado no Campeonato de Portugal de Velocidade.
A “pole position” acabou por não ser aproveitada por João Cruz, envolvido num incidente logo na primeira curva, deixando no comando Rui Costa e João Novo. A partir daqui foi puro espetáculo: os dois pilotos envolveram-se numa luta intensa com os Escort e escorregar pela pista do Estoril. Muitas trocas de posições que terminaram quando a mecânica do Ford amarelo decidiu amuar. A vitória sorriu, assim, a Rui Costa, tendo João Novo segurado o lugar intermédio do pódio.
Mais atrás, António Soares (Ford Escort RS) e Rui Alves (Ford Escort RS) decidiram imitar os primeiros e envolveram-se numa luta que terminou favorável ao primeiro que, assim, ficou com o lugar mais baixo do pódio
Contas feitas, Ricardo Pereira (Ford Escort RS 2000) ganhou o Grupo 1, enquanto João Novo ganhou o Grupo 5 na frente de João Cruz. Nos H71, Domingos Sousa Coutinho venceu no regresso. Nos H75, claro, vitória para Rui Costa, seguido de António Soares, Rui Alves, Bruno Santos e Cláudio Vieira. José Nogueira (Ford Escort RS) venceu nos H81 na frente de Pedro Bethencourth e de Francisco Mora que conheceu problemas no seu Escort que o forçaram a dar por terminada a sua participação no Estoril.
A segunda corrida dos Clássicos foi menos emocionante na luta pela vitória, com Rui Costa a destacar-se, facilmente, de Rui Alves. António Soares (Ford Escort RS) fez um pião nos primeiros metros da corrida e teve de recuperar posições. Francisco Mora e José Nogueira não arrancaram para a corrida e Cláudio Vieira (Porsche 911 RS) e Rui Alves (Ford Escort RS) acabaram por não chegar ao final da prova.
Desta forma, Rui Costa caminhou sem oposição para a segunda vitória do fim de semana, indiferente ao que se passava atrás de si. A vantagem de 18,455s apurada no final é elucidativa das facilidades de Rui Costa. O destaque, claro, foi para João Novo. O piloto caiu de segundo para 9º lugar no final da primeira volta. Impávido, rubricou a volta mais rápida da corrida e recuperou ultrapassagem a ultrapassagem até ao segundo lugar, sendo o derradeiro obstáculo o Escort de António Soares. Este ficou com o derradeiro lugar do pódio.
Uma vez mais, Ricardo Pereira venceu no Grupo 1 e João novo repetiu a vitória no Grupo 5, desta feita na frente de João Cruz, quarto classificado à geral. Domingos Sousa Coutinho saiu do Estoril com duas vitórias nos H71, seguido de Jorge Guimarães (Volvo 121). Rui Costa, António Soares e Bruno Santos ficaram com os lugares do pódio dos H75. Rui Costa e Cláudio Vieira fecharam o Top 5. Pedro Bethencourth voltou a vencer nos H81.