A primeira “prova dos nove” dos quatro candidatos ao título no Campeonato de Portugal de Ralis
Quando restam apenas duas provas para o termo do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o Rali da Água Transibérico Eurocidade Chaves-Verin, este próximo fim de semana (15/16 setembro), afigura-se como a primeira “prova dos nove” dos quatro candidatos ao título de campeão absoluto de 2023: Miguel Correia, José Pedro Fontes, Ricardo Teodósio e Armindo Araújo. Ao longo de dois dias e em classificativas, algumas das quais com um traçado bastante “exigente”, que são uma novidade, a competição organizada pelo CAMI Motorsport reúne todos os ingredientes para ser… empolgante!
Para Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 evo), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) e Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), os únicos ainda com hipóteses de se sagrarem campeões, só há uma estratégia: atacar para vencer o rali e, suceda o que suceder no final dos dez troços cronometrados, depois…fazem-se as contas do campeonato. De qualquer modo, e seja qual for o desfecho, será quase uma certeza que ainda não é em Chaves que vai ser conhecido o sucessor de Armindo Araújo ou mesmo se este conquistará o seu oitavo título no CPR. Aliás, o piloto de Santo Tirso, que conta menos duas pontuações (Rali Serras de Fafe e Rali Casinos do Algarve), na sequência do acidente sofrido na prova de abertura da época, é quem se encontra na posição menos favorável, dado que somará sempre menos uma [pontuação] que os seus adversários nas contas finais (as sete melhores pontuações de um total de oito), algo que é bastante penalizador.
Esta primeira “prova dos nove” em Chaves vai fazer a seleção final dos candidatos e, muito provavelmente, o atual quarteto pode ficar reduzido a três ou a dois, para no Rali Vidreiro Centro de Portugal, em meados de outubro próximo, tudo se decidir no derradeiro exame da temporada.
Liberto da luta pelo campeonato, o britânico Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2) será o natural favorito à vitória na prova do CAMI Motorsport, aguardando-se com alguma expetativa os desempenhos de Bernardo Sousa (Citroen C3 Rally2) e do regressado João Barros (VW Polo GTI R5), sem esquecer outros protagonistas, como Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia Rally2 evo), outro regresso, e Paulo Meireles (Hyundai i20 N Rally2). Numa lista bem interessante, a nível numérico, de salientar, por outro lado, a participações do espanhol Victor Senra (Skoda Fabia Rally2 evo).
À semelhança do CPR, o Campeonato de Portugal 2RM (duas rodas motrizes) também entra na sua fase decisiva e esse será mais um dos múltiplos focos de interesse do rali transmontano, no qual Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) defende a liderança conquistada na Madeira a Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4). A diferença entre ambos é agora de 10,5 pontos, mas Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), o terceiro classificado (a 18,5 pontos do líder), ainda não está fora da luta pelo título, tal como o jovem Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4).
No Campeonato Júnior, o já referido Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) tem o título na mão, bastando-lhe concluir a prova para confirmá-lo, atendendo à diferença (36 pontos) que o separa de Kevin Saraiva, piloto ausente nesta prova.
Por fim, na FPAK Júnior Team, que avança para a terceira das cinco provas da época, Rafael Rego e Pedro Pereira, vencedores, respetivamente, em Castelo Branco e no Constálica Rally Vouzela e Viseu, estão separados por cinco pontos, apresentando-se como os principais candidatos ao primeiro lugar, perante a expetativa de João Silva, enquanto Vítor Matias e Alexandre Cordeiro procuram evoluir e melhorar os desempenhos dos ralis anteriores.