Campeonatos de Portugal da ANPAC regressam ao Estoril com quase 80 automóveis clássicos
Após o sucesso irrepetível da jornada de Vila Real, onde a Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) levou mais de 100 pilotos que deram espetáculo e justificaram o futuro das provas na pista transmontana, os quatro campeonatos de Portugal de automóveis clássicos vão regressar ao Autódromo do Estoril para disputar a quarta jornada dos Clássicos 1300, Clássicos, Legends e SuperLegends nos dias 16 e 17 de setembro.
Provando a seriedade do projeto ANPAC e sublinhando o esforço dos seus responsáveis para manter a Velocidade viva em Portugal, estão inscritos nas diversas competições 79 pilotos e máquinas que vão desafiar os 4,182 km do Autódromo do Estoril no ANPAC CLASSIC RACING. Uma organização da ANPAC.
Como sucedeu em Vila Real, cada Campeonato de Portugal terá a sua corrida separada, respondendo, assim, ao enorme interesse dos pilotos nas diversas categorias e ao desejo de competir “interpares”. A organização acedeu a esses anseios e depois de Vila Real, o Estoril também será palco de oito corridas que, certamente, estarão forradas de competitividade, emoção e espetáculo.
Fica o convite para o público comparecer nas bancadas do Autódromo do Estoril no sábado (16 de setembro) e no domingo (17 de setembro) para verem alguns dos mais espetaculares Clássicos do parque automóvel nacional de competição. Os quase 80 pilotos presentes prometem repetir o espetáculo dado na primeira passagem pelo Estoril e em Vila Real.
Sendo o ANPAC RACING CLASSIC uma prova exclusiva da ANPAC, esta quarta jornada dos campeonatos de Portugal sob a alçada da associação de pilotos de automóveis clássicos, o programa será muito compacto com verificações e Treinos Privados durante o dia de sábado e as sessões de Treinos Cronometrados e as Corridas a serem realizadas no domingo.
Luís Alegria e Jorge Marques dominam entre os 1300
O Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 tem conhecido domínio repartido. Luís Alegria (Datsun 1200) e Jorge Marques (Toyota Starlet 1300S) estão separados por apenas oito pontos à chegada Autódromo do Estoril. Uma competição muito renhida e que só será decidida, certamente, na derradeira jornada a disputar no Autódromo Internacional do Algarve.
Nos H71, Veloso Amaral (Hillman Imp) perdeu a liderança da competição para José Moreira (Datsun 1200) estando agora em segundo. Mas se olharmos para a Taça 1000, o piloto do Hillman Imp está na frente do Datsun 1000 de Miguel Barata. Já nos H75, Luís Alegria impõe o seu Datsun 1200 a Pedro Barbosa e Nélson Resende, ambos em Datsun 1200. Nos Legends, claro, impõe-se o Toyota Starlet de Jorge Marques, na frente de carro idêntico de João Costa Arantes e do Citroen AX Sport de Luís Mendes. Nos H81, o lindíssimo e diferente Austin Metro de Miguel Miguel destaca-se. Finalmente, entre os Fiat Punto do Desafio ANPAC, Pedro Teixeira não tem deixado os seus créditos por mãos alheias e domina na frente de António Alexandre e Paulo Azevedo.
Rui Costa lidera matilha de Ford Escort RS nos Clássicos
Entre os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, o Porsche 911 RSR de João Macedo Silva tem estado algo frágil e impediu que o piloto concretizasse em pontos o excelente andamento demonstrado. Não espanta, por isso estar o poderoso carro germânico fora do pódio. Muito mais fiáveis, os bem preparados Ford Escort RS de Rui Costa e de João Novo lideram a competição de Clássicos, seguidos do Porsche 924 de Pedro Poças (que também está na frente dos H81 com Luís Delgado em segundo e Eduardo Santos em terceiro). João Macedo Silva consegue ser o segundo entre os H75 atrás de Rui Costa e na frente do Ford Escort de António Soares.
O líder da classe H71, Vítor Costa, não está inscrito no ANPAC RACING CLASSIC e deixa, assim, a porta aberta ao BMW 2800 CS de Domingos Coutinho para apoderar-se da liderança do campeonato.
Os Ford Escort RS 2000 dominam o Grupo 1 com Ricardo Pereira à frente de Nuno Breda. João Novo (Ford Escort RS) está na frente do Grupo 5, com o Ford Escort RS de João Cruz em segundo e o exótico Mazda RX2 Capella de Marco e Simplício Pinto a fechar o pódio.
Paulo Sousa e o BMW M3 dominam Legends
Paulo Sousa e o seu BMW M3 têm dominado os Legends: seis corridas, três “pole position”, seis voltas mais rápidas e seis vitórias! Ainda assim, Paulo Vieira (BMW M3) e Joaquim Soares (BMW M3) têm tentado dar luta ao piloto do M3 e, por isso, as contas do campeonato ainda não estão fechadas. Curiosamente, estes três pilotos ocupam, exatamente a mesma classificação, nos L99.
Por seu turno, nos L90, o BMW M3 de José Meireles continua líder do campeonato na frente de Marco Basílio e Nuno Basílio. Três carros diferentes estão nos três primeiros lugares dos L2000: Honda Integra Type R de José Miguel Almeida, Peugeot 306 GTI de António Sarabando e Toyota Carina E de Arlindo Beça. Piloto que lidera a competição dos Legends Trophy na frente do Renault Spider Trophy de José Calazans e do Toyota Carina E de Rui Meireles.
Os Legends 1600 têm na frente do campeonato o Honda Civic de Ricardo Dinis, seguido de Gonçalo Novo, ao volante de um Peugeot 106 GTI e do Citroen Saxo de Miguel Matias.
Francisco Gonçalves é líder dos Super Legends
O Lotus Elise de Francisco Gonçalves, com cinco vitórias em seis corridas, está na liderança do Campeonato de Portugal de SuperLegends – e também da classe Super Extra - na frente de António Duarte e Telmo Nunes no Renault Clio RS que são, também, os líderes da categoria SuperTrophy. O Honda Civic de Filipe Ferreira é terceiro à geral e segundo na SuperTrophy na frente de Raúl Delgado e Estevão Oliveira igualmente em Honda Civic.
Finalmente, nos SuperTurismo, Rui Silva na companhia de Marco Pinto Moura ao volante do Renault Clio RS. Porém, Marco Pinto é apenas terceiro da classificação, tendo à sua frente a dupla Valdemar Nóvoa e Luís Nóvoa, ao volante de um Honda Civic Type R.
Como sucede em todas as organizações da ANPAC – desta feita com a colaboração com o Motor Clube do Estoril – as corridas terão transmissão em “streaming” nas redes sociais da ANPAC (Facebook) e para seguir os tempos e as incidências de toda a atividade em pista, está disponível um “livetiming” que pode aceder em www.cronobandeira.com.