Campeões à chuva na Perícia da Guarda
No passado domingo, dia 17 de setembro, mais de 30 pilotos compareceram à partida da 13.ª Perícia da Guarda, entre concorrentes ao CPP e TRP e Prova Extra. As condições climatéricas adversas quase levavam ao adiamento da prova, mas, depois de ponderadas todas as variáveis, a organização resolveu avançar. Às 15:30 horas, com uma hora e meia de atraso sobre o horário previsto, saiu o primeiro
piloto para realizar as quatro tentativas.
A chuva que quase nunca parou durante a tarde afastou o público, mas não impediu a competição nos muitos lugares em disputa; da prova, do CPP e do TRP. No CPP Hugo Ribeiro, Dino Almeida e Jorge Almeida são campeões. No Campeonato de Portugal de Perícias havia lugares em disputa, mas a prova da Guarda acabou por ser de consagração para os novos campeões nacionais das respetivas divisões: Hugo Ribeiro, piloto da Régua, na Divisão 1, Dino Almeida, de Vouzela, na Divisão 2 e Jorge Almeida, de Mangualde, na Divisão 3.
Muito para decidir no TRP na última prova em Resende. Na classificação geral do TRP António Borges (150), piloto de Cerva, é já o virtual vencedor, estando a luta pelo segundo lugar ao rubro entre Dino Almeida (128) e Luís Guedes (127), de Monção. Na luta pelo quarto lugar estão Nelson Aguiar (100), de Alenquer, Ricardo Rodrigues (99), de Cucujães, Jorge Almeida (96), João Simão (94), de Castelo Branco, e André Almeida (94), de Cucujães.
Na classificação por Grupo/Classe há já decisões, mas também disputas até ao final. No Grupo 1-Classe A, Nelson Aguiar (58) é agora o líder, seguido de Fernando Dias (54) e Hugo Ribeiro (44), ambos da cidade da Régua. No Grupo 1 – Classe B, António Borges (82) e Luís Guedes (75) disputam o primeiro lugar, seguidos de João Simão (50).
No Grupo 2 – Classe A, Rui Loureiro, piloto da cidade da Mêda é já o vencedor com 92 pontos. Na Classe B Dino Almeida (102) é o vencedor, ficando, quase com toda a certeza, o segundo lugar para Ricardo Rodrigues (76) e o terceiro na luta entre André Almeida (67) e Luís
Sousa (62), de Cavez.
No Grupo 3 – Classe A, Jorge Almeida (98) e Ricardo Lopes (92), de Vila Real, ainda podem ser vencedores, seguidos da disputa pelo terceiro lugar entre António Pinto (47), de Arco de Baúlhe, e José Coval (44), de Vouzela. Na Classe B, Filipe Fortunato (86), de Pinhel, é o vencedor, estando em disputa o segundo lugar entre Jorge Leite de Pinho (57), de Vale de Cambra e Telmo Pereira (52), de Tarouca.
Na prova extra Miguel Vicente foi o vencedor, seguido de João Martins e Sérgio Martins. O Melhor do concelho da Guarda foi João Martins.
A 13.ª Perícia Cidade da Guarda ficará certamente na memória de pilotos e organização devido às circunstâncias climatéricas.
No final da prova António Pissarra, Presidente do GUD e Diretor de Prova agradeceu a parceria com a Câmara Municipal da Guarda, todas as colaborações e aos oficiais de prova “que foram uns heróis à chuva”. Agradeceu também “à parte mais importante das corridas, os pilotos, a quem agradeço do fundo do coração a presença e a participação em condições bastante adversas”, referiu.
A 13.ª Perícia Cidade da Guarda foi uma organização do Guarda Unida Desportiva, Departamento de Desportos Motorizados em parceria com a Câmara Municipal da Guarda