João Barros vence em Mesão Frio
João Barros e Cristiano Queiroga conquistaram este domingo a vitória no Rali de Mesão Frio, prova que dominaram de fio a pavio vencendo todas as especiais de classificação com o Volkswagen Polo R5, no evento organizado pelo Município de Mesão Frio e pelo Clube Automóvel da Régua sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e pontuável para o Campeonato Promo Norte de Ralis e Campeonato Start Norte de Ralis.
Vítor Pascoal e Ricardo Faria foram segundos com uma diferença apreciável face ao vencedor que se cifrou em um minuto e cinquenta e dois segundos, numa clara constatação que o Porsche 911 Gt3 Cup que a dupla tripulou, não estava tão à vontade nas técnicas especiais de asfalto do Marão onde a sua maior potência não se conseguia impor.
Na terceira posição absoluta ficaram Marco Oliveira e Ricardo Sousa com o Volkswagen Polo N5, tendo garantido a vitória por entre os concorrentes que pontuavam para o Campeonato Promo Norte de Ralis. e nas duas seguintes posições ficou completo o pódio deste campeonato com Rui Borges e Luís ribeiro que rubricaram uma excelente prova que lhes deu a segunda posição com o Citroën C3 N5, na frente da dupla formada por Filipe Teixeira, navegado por António Campos em Citroën Saxo Cup que terminou em terceiro.
Filipe Teixeira e António Campos também pontuam para o Campeonato Start Norte de Ralis e garantiram em Mesão Frio a vitória nesta competição, com quase 12 segundos de vantagem sobre Parcídio Summavielle e Jorge Oliveira em Renault Clio R3, e de Tiago Caetano e Luís Boiça em Peugeot 206 RC que foram terceiros.
Não foi um rali fácil para algumas equipas que ficaram pelo caminho ao longo do dia de domingo, também fruto do calor que se fez sentir no asfalto e que colocou maiores desafios a pilotos e máquinas, mas no final o balanço efetuado foi sem dúvida muito positivo, nomeadamente quanto às alterações que foram introduzidas ao formato do rali pelos organizadores nesta prova que atravessa a região duriense classificada como Património Mundial da UNESCO.
No sábado à noite a super especial juntou milhares de espectadores a ladear o percurso que este ano regressou ao coração de Mesão Frio, e o dia terminou em festa com a Festa Branca nas margens do Rio Teixeira a dar o cunho mais social ao fim de semana de competição. A Porta do Douro soube bem receber como é seu apanágio participantes e espectadores e o final de prova neste domingo culminou com o bom ambiente de festa na consagração dos vencedores e de todas as equipas que lograram chegar ao final do rali.
Em jeito de balanço final, o sentimento por parte do Município de Mesão Frio e do Clube Automóvel da Régua, co-organizadores do rali, era de satisfação e sentido de missão cumprida, sendo desde logo assumido que o trabalho com vista a preparar a edição do próximo ano já está em curso, com o objetivo de intensificar o caminho de evolução que tem sido seguido na organização do Rali de Mesão Frio.