Hélder Silva lidera primeiro dia da Rampa Pêquêpê Arrábida
As seis dezenas de participantes proporcionaram um enorme espetáculo ao forte rol de espetadores que se espalhou pelas zonas espetáculo dos 3500 metros do traçado da Arrábida. O Clube de Motorismo de Setúbal ostentou bom ritmo organizativo e as diferentes “batalhas” em liça ficaram em aberto, prometendo ainda mais emoção para a jornada final de domingo.
O dia começou cedo, pelas dez, permitindo que existissem três sessões de treinos, antes da única subida de prova inscrita no programa saturnino.
Em termos absolutos, sobressaiu Hélder Silva. O líder invicto do campeonato foi o mais rápido ao longo de todo a jornada, concluindo o dia na liderança, ao rodar na sua Osella PA2000 EVO2 em 1:40.813 na subida oficial.
Mas, o poveiro tem à ilharga os “suspeitos do costume”. António Rodrigues (Silver Car EF10) e José Correia (Norma FC20) protagonizaram um duelo aceso, alternando na segunda posição, ao longo das subidas, com Rodrigues a superiorizar-se na “hora da verdade”, terminando ao dia com o 2º melhor tempo, a apenas 1,3 segundos do líder, enquanto José Correia assegura o 3º posto, a dois segundos e meio do melhor tempo.
Nuno Guimarães (Silver Car S2) voltou a não ter problemas para dominar a Divisão Protótipos B, sendo ainda o 4º mais rápido da geral, na frente de Luís Delgado (Cupra Competicion TCR), que guardou para a subida de prova o seu melhor momento do dia, guindando-se ao Top 5 absoluto, sendo claramente o mais rápido entre os Turismos.
Vítor Pascoal rubricou neste sábado um dos seus melhor momentos exibicionais da temporada. Sempre intenso na condução do seu Porsche 991 GT3 CUP, o campeão nacional título dos GT, foi o mais rápido da sua categoria na Subida de Prova, almejando ainda ser o 6º da geral, tendo logo arás de si Luís Nunes, que colocou o Skoda Fabia R5 da Nunes Sport no 7º posto, dominando de forma tranquila entre os Super Challenge.
No Top 10 absoluto, tiveram ainda lugar Bernardo Garcia e Castro (Porsche 997 GT3 CUP), Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) e Joaquim Teixeira (Cupra TCR), com este a recuperar bem de um toque nos treinos livres.
Uma palavra para a excelente exibição de Nelson Rocha, aos comandos do único jartcross presente. O piloto do Semog registou a 11ª marca na subida de prova entre os 60 participantes nesta prova. Mereceu aplausos.
Afinado pelo diapasão do sucesso continua Pedro Alves. O vila-realense do Citroen Saxo VTS continua sem rivais nas contas dos Legends, sendo claramente o mais lesto durante todo o dia. Atrás de si, Carlos Alberto Oliveira (Ford Sierra RS Cosworth) saiu vencedor desta primeira leva quanto à 2ª posição, mas tendo perto Miguel Gonçalves, finalmente mais competitivo aos comandos do seu BMW E36 Coupé.
Já nos Clássicos, a jornada de sábado foi um regalo para quem saboreou ao vivo ou através da transmissão em “live streaming”.
Flávio Saínhas (Ford Escort MKI), Fernando Salgueiro (Ford Escort MK II), Mário Silva (Ford Escort RS 1600), Luís Moutinho (Ford Escort MKI) e o regressado Ricardo Loureiro (Ford Escort MK II) foram alternando nos três melhores tempos ao longo de todas as subidas e, quando foi “a doer”, Flávio Saínhas superiorizou-se por 1,6 segundos em relação a Fernando Salgueiro, com este a ter “nos calcanhares” Mário Silva, apenas 1,1 segundos mais lento do que o piloto do Caramulo.
Já nos 1300, a subida de prova trouxe novidades. João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) voltou a provar todo o seu talento e eficácia, sendo sempre muito rápido e eficaz, com uma jornada isenta de erros, o que o levaria a ser o mais rápido na subida de prova, na frente de Daniel Rolo, desta feita tripulando um Datsun 100ª, melhor dos clássicos desta cilindrada. O 3º melhor tempo da geral dos 1300 coube a Carlos Ferreira (Fiat Punto 85 Sport).
Amanhã, domingo, as coisas vão aquecer logo a partir das 10.00, com uma sessão de warm-up e outra de treinos oficiais, antecedendo as duas subidas de prova deste derradeiro dia, programadas para terem início a partir das 14.00, estando a cerimónia de entrega de prémios às 18 horas.