Paulo Ferreira e André Estima vencem CP Trial 4x4 em Valongo
A prova de Valongo é uma referência incontornável do calendário nacional de Trial 4x4 em Portugal. Reconhecida pela sua dinâmica e desenvolvimento social, económico e “indoor”, a cidade de Valongo, acolheu nos seus socalcos a jornada inaugural do Campeonato Portugal de Trial 4x4 perante milhares de espetadores que presenciaram uma competitiva e emotiva prova de puro trial de resistência. Uma prova recheada de inúmeras novidades surpresas, com a chuva a ser uma constante ao longo de todo o dia, numa
organização esforçada do Clube Trilhos do Norte e a Câmara Municipal de Valongo.
Foram vinte e quatro equipas a partilharem uma pista bem recheada de obstáculos e longas retas de velocidade, com os homens do Clube Trilhos do Norte a moverem escavações e elevarem arranha-céus, para proporcionarem aos participantes as melhores condições para a prática da modalidade. Um traçado ligeiramente renovado numa extensão para lá dos cinco quilómetros, num misto de trial e velocidade, com um percurso bem do agrado dos pilotos, possibilitando ir para além da velocidade mais moderada. “justamos um pouco esta pista às exigências do Trial4x4, num misto de trial e velocidade, porque este terreno nos permite e possibilita recriar alternativas. Demos algum conforte aos navegadores com a introdução deste percurso de velocidade”, salientou o Diretor de Prova, Daniel Sousa
A segunda jornada do Campeonato Portugal Trial 4x4, decorre nos dias 15 e 16 abril, com a caravana a rumar até à Província da Região da Beira Baixa na Vila de Mação. Um espetáculo a não perder! Venha participar nesta grande festa do Trial Nacional, com as melhores condições para o publico com estacionamento grátis no local da prova.
Vitoria servida de Bandeja
Paulo Ferreira e André Estima (Quetal) foram os vencedores das Classes Super Proto e Absoluto, desta primeira jornada do Campeonato Portugal Trial 4x4 realizada na terra do pão, do biscoito e da lousa. A dupla de Crastovães, da região de Águeda, estava no lugar certo à hora certa, após uma prova em ascensão. Até então, era a equipa Malpvent, com Marco Polónio e Daniel que liderava o extenso pelotão da categoria “rainha” do Trial4x4, cedendo a liderança muito perto do baixar da bandeirada xadrez, após a quebra da transmissão do Crawler a escassos “segundos” da linha de meta. Na defesa do título conquistado em 2022, Rui Rocha e Pedro Campas, não passaram ilesos às dificuldades iniciais com a quebra da transmissão de tráse posterior um stik da frente, encetando uma recuperação até ao segundo posto com o mesmo número de voltas (7) do vencedor, depois de passarem por dois momentos pela liderança. Dez anos volvidos, e após alguns de ausência das provas do CPTrial4x4, Luís Jorge, agora acompanhado por Eurico Daniel, repetiu o derradeiro lugar do pódio, o mesmo que tinha ocupado neste mesmo palco em 2013 (depois de conquistar o titulo em 2012 no CNTrial4x4, na altura sob a égide da FPTT, navegado por Nuno Passos). Um regresso que teve um início bastante atribulado, mas audaz na reta final. Daniel Carapau foi quarto, na frente de Antonio Henriques e Nuno Santos (autor da pole-position) que foi sexto. Das dez equipas que alinharam à partida, quatro não concluíram a prova.
Persistência premiada
Miguel Marque e Renato Machado (MM6018 Parts4x4/Americana Papelaria), venceram na Classe Proto, numa prova regular em que os principais adversários sentiram bem cedo adversidades mecânicas. Com uma prova em progressão, o piloto de Carreira D'Água, foi recompensado pela persistência na procura deste triunfo que já lhe fugia a algumas provas. Os campeões em titulo (Luís Bacelo e André Neves) cederam bem cedo, mal tinham completado a primeira volta, com problemas na dianteira do Proto, perdendo longos minutos que os delegaram para fora do pódio. Antonio Silva e Flávio Gomes (Canelas Pneus), a exemplo de outras equipas, perdeu demasiado tempo para completar a primeira volta devido a quebra da transmissão no ultimo obstáculo da primeira volta e três pneus que rebentaram, a partir dai encetou a recuperação até ao segundo lugar. Depois de se sagrarem campeões da Classe Extreme, António Moreira e André Neves (Valclima) tiveram uma estreia agre/doce nesta nova classe. Após o arranque capotaram logo no primeiro obstáculo, depois de ficarem sem travões no prologo. Depois de recomposto, ficaram sem embraiagem que impediu de somar mais do que as quatro voltas, ainda assim serviram para assegurar o derradeiro lugar do pódio. Luis Bacelo foi quarto, enquanto a dupla Carlos Gomes/Rafael Gomes não terminaram.
A vez da Transgatão
Depois de uma temporada de adaptação e dominada em 2022 pela equipa da Valclima que transitou para a Classe proto esta temporada, Armando Sousa e Bruno Soares (Transgatão) foram os mais rápidos da Classe Extreme e carimbaram um triunfo muito festejado e merecido, mesmo com alguns contratempos já na parte final. Filipe Ribeiro e Alexandre Santos (HelderFil) não foi feliz no regresso a um calendário completo do CPT4x4, penalizado por inúmeras adversidades no Patrol que condicionaram um “ataque” à liderança, acabando por terminar na segunda posição.
Carlos Teixeira à “photo finish”
A Classe Promoção foi talvez a mais equilibrada de todas as classes em competição, com cinco equipas a terminarem com o mesmo número de voltas (4). Carlos Teixeira e João Neto (Rc Automóveis), levaram de vencido a competitiva classe. A vantagem conseguida na primeira volta em relação aos adversários diretos foi suficientes para assegurar o triunfo, na frente do campeão nacional Paulo Silva acompanhado pelo Sérgio Dias, bem conhecido piloto nacional de ralicross. O piloto do Team Sequeiros foi o mais rápido na parte final da corrida, mas insuficiente para destronar o piloto do Suzuki samurai. Jorge Alfaia e Francisco Carvalho (73 Racing Team) deixaram bem vincado o objetivo deste ano depois da “aprendizagem” em 2022: lutar pela vitoria prova-a-prova, em Valongo estiveram perto, assegurando o derradeiro lugar do pódio, na frente de Carlos Gaspar e Nelson Vieira (O Cantinho/MM6018Parts4x4), com a dupla Miguel Teixeira /Filipe Tavares (Lusimex Off Road Team) a quedar-se pela quinta posição. A dupla de Portimão e detentor da melhor volta do prologo, Tiago Alves/Miguel Jesus, não concluíram a prova.
100% vitorioso e participativo
Foram os mais rápidos do CPPTrial 4x4 com seis voltas, fizeram a melhor volta do prologo, e repetiram a melhor volta em prova do Campeonato Promoção. Mesmo a solo na Classe UTV, Carlos Martins e João Pinto (Reciclopeças) não quebraram a tradição e concluirão com mais uma prova, com mais uma vitória.
Uma aposta ganha no passado e no presente, e a garantia em inovar e recriar no futuro
Para o Município de Valongo, esta prova inaugural da época de 2023, reveste-se de grande monta no panorama do Trial nacional, sendo esta a 12º edição de uma parceria interrupta entre o Clube Trilhos do Norte e a Camara de Valongo. Uma referência no panorama nacional do Trial 4x4, Mantendo a tradição de proporcionar aos aficionados do desporto motorizado e do Trial 4x4 em particular, um evento recheado de elevado nível competitivo, que lhe garante o “cunho” da melhor competição de Trial4x4 em Portugal. Este ano tivemos uma prova molhada, mas abençoada… Um dos maiores eventos desportivos que o município de Valongo acolhe nesta região do grande Porto, é a prova de trial do Campeonato Portugal Trial 4x4, numa parceria com o Clube Trilhos do Norte, Já lá vai mais de uma década: ”A chuva e o frio apareceu com força, mas ninguém arredou pé, tivemos na presença de uma excelente assistência, como tem acontecido em outras provas anteriores. Começar o campeonato em Valongo é sempre uma grande aposta, tal como temos partilhado com o Clube Trilhos do Norte, está é uma prova míticas, é já uma referência, faz todo o sentido começar aqui em Valongo. Esta é aposta para continuar, este ano aumentamos a extensão da pista, com um total de 5,5 kms, proporcionando mais espetáculo para o publico. Para o ano queremos não só manter este figurino, mas também, tentar introduzir algumas alterações nos triais para diversificar mais a pista e torná-la diferente, haver mais novidades para os pilotos e para o publico, para que estes continuem a eleger esta prova como a favorita do campeonato”, salientou o Vereador do desporto da Camara Municipal de Valongo, Eng. Paulo Ferreira
Declarações dos vencedores de cada Classe
Para a dupla da Quetal, vencedora Absoluto e da Classe Super Proto, este foi um duplo triunfo que assentou na perfeição, já ao cair do pano: “já estávamos contentes em ficar no segundo lugar, mas por infelicidades de outros, foi a nossa felicidade, muito melhor para nós esta vitoria. O nosso carro esteve impecável sem qualquer avaria. Tudo nos correu de feição. A pista estava muito boa e muito competitiva. Foi uma prova muito positiva, e tudo fizemos por isso”, afirmou no final o piloto.
Na Classe Proto Miguel e Renato começaram a ganhar: “Correu tudo bem sem grandes problemas, apenas um furo nos deu algum trabalho. Também contamos com a infelicidades de alguns dos nossos adversários que tiveram problemas iniciais e nos favoreceu. Foi gerir uma prova numa pista com alguns obstáculos de maior dificuldade para as viaturas, mas no global correu tudo bem. Este triunfo é algo que nos vinha a fugir a algumas provas anteriores, felizmente com a ajuda de toda a equipa conseguimos o objetivo de vencer”.
Na Classe Extreme Armando Sousa estava motivado em subir ao lugar mais alto do pódio, no arranque desta segunda participação em termos de CPT4x4: “Uma prova um pouco exigente para os navegadores e concentração dos pilotos. No final este esforço foi premiado com uma vitoria que procurávamos à muitas provas atrás. O facto de a pista ser mais longa também favorece e permite «respirar» um pouco mais. Vamos tentar manter este ritmo nas provas e sermos competitivos”, concordou o navegador Bruno Soares
Na Classe Promoção, Carlos Teixeira “vingou” o segundo lugar de 2022 e venceu ao minuto: “Numa pista com dez triais e alguma chuva, não era fácil, mas fomos suavizados com uma extensão da pista que foi ótimo para os navegadores descansar um pouco. Apanhamos um pequeno susto logo no início com o carro a tombar ligeiramente para o lado e já no final o cabo do guincho cedeu, mas conseguimos recuperar”, relatou o vencedor numa classe muito equilibrada em termos competitivos.
Para a dupla da Classe UTV esta foi mais uma participante triunfal, sem grandes percalços mecânicos e com muita diversão: “é tudo isso, felizmente não tivemos problemas e divertimo-nos imenso numa pista diversificada e que se tornou mais rápida com estas alterações, foi positivo, sempre a andar”, afirmou o piloto da Reciclopeças que ficaria bem mais agradado com mais equipas a participar na sua classe.
Classificação Final CPT4x4 Valongo
ABSOLUTO
1.º Quetal - Paulo Ferreira/André Estima (Crawler BMW) - 7 voltas
2.º Team Rj69 - Rui Rocha/Pedro Campas (Toyota BJ40) - 7 voltas
3.º Café Restaurante a Curva – Luís Jorge/Eurico Daniel (Jeep Wrangler) - 7 voltas
SUPER PROTO
1.º Quetal - Paulo Ferreira/André Estima (Crawler BMW) - 7 voltas
2.º Team Rj69 - Rui Rocha/Pedro Campas (Toyota BJ40) - 7 voltas
3.º Café Restaurante a Curva – Luís Jorge/Eurico Daniel (Jeep Wrangler) - 7 voltas
PROTO
1.º MM6018 Parts 4x4/Americana Papelaria - Miguel Marques/Renato Machado (Toyota LJ70 - 6 voltas
2.º Canelas Pneus - António Silva/Flávio Gomes (Proto XS5) - 6 voltas
3.º Valclima – António Moreira/André Gomes (Proto Oficina Bacelo) - 4 voltas
EXTREME
1.º Transgatão - Armando Sousa/Bruno Soares (Nissan Patrol Gr) - 5 voltas
2.º HelderFil Team 4x4 – Filipe Ribeiro/Alexandre Santos (Nissan Patrol) - 3 volta
PROMOÇÃO
1.º RC Automóveis - Carlos Teixeira/João Neto (Suzuki Samurai) - 4 voltas
1.º Team Sequeiros 4x4/Sérgio F.Dias - Paulo Silva/Sérgio Dias (Jeep YJ) - 4 voltas
3.º 73 Racing Team - Jorge Alfaia/Francisco Carvalho (Nissan Patrol Y60) - 4 voltas
UTV
1.º Reciclopeças - Carlos Martins/João Pinto (Bombardier CAN-Am Maverick) - 6 voltas