021/2023 - Atribuição Cartão Branco André Leal
A Direção da FPAK em sintonia com o Diretor de Corrida do Guarda Drag Racing que decorreu no dia 23 de Julho entendeu distinguir com o ‘Cartão Branco’ o piloto André Leal.
Esta distinção prende-se com a conduta desportiva eticamente correta e solidária para com a piloto Bruna Felício que partiu a transmissão do seu veículo nas qualificações e não podia seguir para as eliminatórias. A equipa da piloto juntamente com a organização conseguiu arranjar uma transmissão mas à falta de mecânico, o piloto agora distinguido enveredou todos os esforços para conseguir solucionar o problema da sua adversária. De realçar que ambos os pilotos são concorrentes diretos na categoria Street 4x2 Diesel e a não participação da piloto Bruna Felício nas eliminatórias poderia ser vantajoso para o piloto André Leal. Esta postura demonstra que em termos desportivos não vale tudo e que a inter-ajuda é um valor que deve ser mantido em qualquer competição. Uma atitude louvável que esperamos ver replicada em situações semelhantes.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.