Ricardo Pereira e Rui Ribeiro fazem “la Fiesta” em Jerez de la Frontera
Foi no passado fim de semana que o Group 1 e Troféu Mini regressaram a atividade. 27 carros presentes no traçado andaluz para o regresso ao formato habitual das competições organizadas e promovidas pela Touring Racing, 2 corridas de 40 minutos de duração.
Corrida 1 – E tudo Ricardo Pereira levou.
Sob a ameaça de chuva o Group 1 e Troféu Mini receberam ordem de partida para aquela que seria a primeira corrida do fim de semana. A sair da Pole Position, Francisco Freitas/ Steve Soper que no dia anterior superaram Ricardo Pereira por apenas 20 milésimos de segundo. No entanto, quando a luta entre Freitas e Pereira estava a aquecer, o piloto de Cascais recolhe às boxes prematuramente com um problema mecânico, deixando Ricardo Pereira a liderar a seu belo prazer. O piloto e preparador conseguiu então vencer a sua terceira corrida consecutiva (relembre-se que Ricardo Pereira venceu ambas as corridas sprint na jornada anterior) com uma vantagem significativa de 30 seg sob o segundo classificado, Rui Ribeiro. Bruno Lima receberia a bandeira de xadrez na terceira posição superando então a dupla de Manuel Almeida / António Correia. João Mira Gomes / Nuno Afoito foram os quintos classificados e completaram a classificação entre os H81-2000. Nos H81-1600, na “batalha dos Golf”, quem saiu por cima foi a dupla de Rafael Cerveira Pinto / António Liberal, estes conseguiram superiorizar-se a Carlos Matos / Nuno Matos e Manuel Cabral Menezes / Manuel Mello Breyner que chegaram a Jerez de la Frontera na liderança da categoria.
Nos “grandes” da H81-MAX, a vitória sorriu à dupla do Porsche 924S de Miguel Sardo / Diogo Cavaco, seguidos dos irmãos António Fresco e José Fresco no seu Ford Capri MKIII. Sendo que o grande favorito, o Jaguar XJS V12 de André Castro Pinheiro / Ernesto Vieira ficou pelos treinos de qualificação com problemas no diferencial do carro britânico.
Nos 1052, a vitória foi para Abel Marques e Sérgio Monteiro. A dupla do Autobianchi A122 Abarth conseguiu superiorizar-se a Manuel Ferrão em carro igual e a Carlos Maciel no seu Morris Mini, que passou um fim de semana atribulado com o Morris a não dar tréguas devido a um problema na bomba de gasolina. Já o Alfa Romeo GT1600 Júnior de Félix Ribeiro e Henrique Correia chegou ao fim dos 40 minutos de corrida num excelente décimo lugar da classificação geral. Na frente do Toyota Starlet, da categoria H81-1300 de Rui Moura / António Duarte.
Na Production Cup, a vitória foi para a dupla da Gordo Racing Team, Pedro Gordo e Rubén Ferreira destacaram-se dos seus adversários intrometendo-se em lutas com carros mais potentes. Estes adaptaram-se da melhor forma às condições adversas que se faziam sentir no circuito e cruzaram a linha de meta na frente de Francisco Marrão e da dupla de Luís Santa Bárbara / Manuel Matos que completaram os lugares de pódio. Já Fernando Ventura/Paulo Cunha foram os quartos classificados na frente de Jorge Rodrigues que superou Paulo Costa e a dupla de Matilde Lopes / José Costa.
No que toca ao Troféu Mini, António Gago foi quem saiu de Jerez com a pontuação máxima, o piloto #42 venceu a primeira corrida na frente de José Paradela / Rafael Pereira e do regressado Tomás Pinto Abreu que neste fim de semana tinha um duplo papel, correr no Troféu Mini assim como no Campeonato Portugal de Velocidade.
Corrida 2 – Rui Ribeiro triunfa no erro de Ricardo Pereira
Para a segunda corrida a grelha da Touring Racing foi brindada com uma forte chuva no Circuito Angel Nieto. Os 26 carros que ainda estavam presentes receberam ordem de partida num traçado que minuto após minuto se tornava mais escorregadio, algo bem visível na transmissão das redes sociais do promotor.
Contudo as condições adversas permitiram que o espetáculo que são as corridas do Group 1 e Troféu Mini fossem ainda maiores.
Ricardo Pereira e Steve Soper arrancaram e rapidamente se destacaram do restante pelotão sempre a trocarem de posição entre si. Um autêntico “show” de condução por parte dos dois pilotos que levaram os dois Ford Escort RS2000 ao limite da pouca aderência. Com várias “atravessadelas”, os dois roubavam a atenção do público presente e deliciavam quem assistia desde casa. Até que Ricardo Pereira, num lapso de julgamento, entra nas Boxes para cumprir a sua paragem obrigatória. Tudo certo não fosse o piloto/preparador ter entrado 15 segundos antes da abertura da janela de paragens o que fazia com que Pereira viesse a ser penalizado. Livre da intensa pressão de Ricardo Pereira, Steve Soper impôs um forte ritmo estabelecendo volta rápida após volta rápida até que chegou a vez de Soper entregar o volante a Francisco Freitas. No entanto, Soper entraria no Pit Lane para a troca de pilotos 10 segundos após o fecho da janela, algo que os Comissários não deixaram escapar impune e a dupla luso-britânica seria penalizada no pós corridos. Quem beneficiou com os erros dos seus adversários foi Rui Ribeiro. O piloto que se manteve sempre por perto dos seus adversários que lideravam a corrida teve apenas que gerir a distância para eles e beneficiar dos erros. Rui Ribeiro vencia então a segunda corrida do fim de semana na frente de Ricardo Pereira e da dupla de Soper/ Freitas.
No quarto posto da categoria a dupla de João Mira Gomes / Nuno Afoito, levaram o Ford Escort RS2000 até à bandeira de xadrez na frente do até então líder pontual da categoria Bruno Lima. Manuel Almeida / António Correia receberiam a bandeira de xadrez na sexta posição completando a classificação da categoria.
Nos H81-1600, Manuel Mello Breyner e Manuel Cabral Menezes venceram na “batalha dos Golf”, a dupla Manuelina triunfou na frente de Carlos Matos / Nuno Matos com Rafael Cerveira Pinto / António Liberal a receber a bandeira de xadrez na terceira posição. Nos H81- Max, vitória para o Porsche 924S de Miguel Sardo e Diogo Cavaco, que controlaram o veículo vindo de Stuttgart na perfeição e receberam a bandeira de xadrez na frente do Ford Capri MKIII de José e António Fresco. Já o carismático Toyota Starlet de Rui Moura e António Duarte não evitou um deslize que fez com que ficassem “atolados” na gravilha do circuito espanhol.
Nos 1052, novo triunfo para a dupla do Autobianchi A112 Abarth de Abel Marques e Sérgio Monteiro. A dupla do pequeno Autobianchi conseguiu superar carros bem mais potentes e cruzou a linha de meta na 9ª posição da classificação geral bem na frente do Morris Mini de Carlos Maciel e do Autobianchi A112 Abarth de Manuel Ferrão. O Alfa Romeo GT1600 Junior de Félix Ribeiro e Henrique Correia triunfou na H75-1600 cruzando a meta no 13º posto da classificação geral.
Na Production Cup, Manuel Matos e Luís Santa Bárbara foram os que provaram o doce sabor da vitória. A dupla do Datsun 1200 #565 triunfou na frente de Fernando Ventura / Paulo Cunha e de Francisco Marrão que levou o “Vaca Louca” ao segundo pódio do fim de semana. Já a dupla Pedro Gordo / Rúben Ferreira sofreu um pouco com as difíceis condições meteorológicas. A dupla líder da categoria cruzou a meta no quarto posto na frente de Jorge Rodrigues e da dupla de Matilde Lopes e José Costa. Paulo Costa completou a classificação da categoria dedicada aos Datsun 1200 ex-troféu.
No Troféu Mini, vitória para Tomás Pinto Abreu. O jovem piloto de Carcavelos venceu em condições muito difíceis confessando que fez toda a corrida com o para-brisas todo embaciado. António Gago foi segundo classificado com a dupla José Paradela / Rafael Pereira a completarem a classificação do Troféu.
O Group 1 dirige-se agora até ao circuito Estoril para aos clássicos 250km do Estoril no dia 2 de Dezembro.
Para Francisco Pinto Abreu : “A nossa estreia além fronteiras foi um sucesso! O tempo não foi o melhor, mas os nossos pilotos dominaram estas condições adversas e no fim do evento confessaram que se divertiram imenso, o que é sempre o nosso objetivo. Tenho que endereçar os meus parabéns a todas as equipas e pilotos pelas excelentes corridas que fizeram e temos encontro marcado para os 250km do Estoril em Dezembro, onde tudo está por decidir.”