Luís Rego não vira a cara à luta no Picowines Rali
A dupla passagem por Caminho da Fonte/Santa Luzia (13.30km) e Farrobo/Quinta das Rosas (7.69km), que compôs a manhã deste segundo dia da edição de 2023 do Picowines Rali, viu a liderança do rali sofrer alterações em comparação com o final da 1ª secção, percorrida ontem na vila da Madalena.
Apesar de estarem a desempenhar um papel ingrato, a equipa do Team Além Mar, composta por Luís Miguel Rego e Jorge Henriques em Škoda Fabia Rally2 evo, cumpriu com o seu "dever" e tomou de assalto o lugar mais alto do pódio logo na primeira prova especial matinal, a maior do rali, e nunca mais a largou, vencendo também as segundas passagens por Caminho da Fonte/Santa Luzia e Farrobo/Quinta das Rosas. Desta forma, Rego e Henriques concluem esta 2ª secção do XII Picowines Rali com um tempo acumulado de 25:51.7.
Rúben e Estevão Rodrigues, dupla que tripula o Škoda Fabia Rally2 evo da Auto Açoreana Racing, foi demostrando um ritmo rápido e consistente ao longo da manhã, mesmo sabendo que não necessitam de vencer o rali para se sagrarem campeões de ralis dos Açores, nunca deixaram a concorrência "à vontade" e, à exceção da PE2 onde cederam 9.0 segundos para os líderes do rali, discutiram ao segundo as restantes especiais de classificação, vencendo ainda a primeira passagem por Farrobo/Quinta das Rosas. Os irmãos Rodrigues partem com uma desvantagem de 10.7 segundos para a última secção da edição de 2023 do campeonato.
Nas contas pelo lugar mais baixo do pódio, Filipe Pires e Vasco Mendonça não tiveram tarefa nada facilitada nesta manhã do segundo dia de XII Picowines Rali, caindo ao 6º posto de classificação logo após a primeira passagem na classificativa maior do rali, fruto de uma afinação menos apropriada na sua viatura. Contudo, a dupla madeirense do Mitsubishi Lancer Evolution X não baixou os braços e, nos últimos 7.69km desta 2ª secção de rali, recuperou o terceiro lugar da classificação geral da prova que pertenceu a João Borges e Marco Azevedo (Subaru Impreza WRX STI) durante maior parte da manhã. Pires e Mendonça encontram-se já com 2:28.2 de atraso para Luís Miguel Rego e Jorge Henriques.
No Campeonato dos Açores de Ralis 2RM já foram encontrados os campeões da época 2023. Filipe Marques e Edgar Silva em Peugeot 208 R2 foram sendo os mais rápidos ao longo da manhã e, como consequência do despiste de Bruno Tavares e João Costa em Citroën C2 R2 Max que os colocou fora do rali na PE5, confirmaram a vitória, pela primeira vez, no campeonato dos Açores no que à competição reservada a viaturas de tração não integral diz respeito.
Com a desistência da dupla do Citroën C2 R2 Max, Paulo Matos e André Ventura em Citroën Saxo assumem a posição intermédia do pódio das 2RM, eles que têm vindo a fazer um excelente rali e a imprimir um andamento muito forte ao longo das classificativas matinais do rali da ilha montanha. Paulo Matos e André Ventura concluem a manhã com mais 21.9 que os já campeões Filipe Marques e Edgar Silva.
A fechar o pódio na luta entre os concorrentes que tripulam viaturas de duas rodas motrizes, Carlos Andrade e Paulo Jesus em Renault Clio RS reassumem a posição após a infeliz desistência de Bruno Tavares e João Costa, eles que não tiveram um entrosamento fácil com os pneus montados na sua viatura ao longo das quatro especiais de classificação que compuseram a manhã deste último dia de ralis de 2023 nos Açores, partindo para as últimas quatro especiais a 44.1 segundos de Paulo Matos e André Ventura.
A disputa do título de campeões de ralis dos Açores continua esta tarde na ilha do Pico, com máquinas e pilotos a percorrerem Alto do Barreiro/Santa Luzia pelas 15:10.