Baja Portalegre encerra Campeonato Portugal Todo-o-Terreno I AM48
A Baja Portalegre 500 arranca esta quinta-feira com a realização da Verificações Técnicas e Administrativas e com a realização da tradicional Cerimónia de Partida. A prova organizada pelo Automóvel Club de Portuga é a oitava e última ronda do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno I AM48. Se por um lado, Tiago Reis chega a Portalegre num momento de consagração do título já alcançado, o triunfo à Geral é sempre um objetivo para os pilotos do CPTT I AM48 que este ano terão pela frente os melhores pilotos do Mundo, com grandes nomes a figurarem na lista de inscritos, como é o caso do Campeão do Mundo: Nasser Al’Attiyah ou o vencedor do recentemente terminado Rallye du Maroc, Yazeed Al-Rahji.
Se na Classificação Geral e nas classes T4 e T9, Tiago Reis, Rui Farinha e Alexandre Ferreira, respetivamente, partem para Portalegre com o título já conquistado, o mesmo não se passa nas restantes categorias. Em T2, João Lourenço parte com sete pontos de vantagem teórica sobre Luís Caetano. Contudo, e fruto da não participação na Baja Loulé, terá de deitar uma pontuação fora que, neste momento, são os 14 pontos obtidos na Baja TT Montes Alentejanos. Já o seu conterrâneo Luís Caetano, tem como pior resultado a excluir a não conclusão da Baja TT Norte de Portugal. Em T3, situação semelhante a separar os colegas de equipa Armindo Araújo e João Dias, com Araújo a chegar com vantagem pontual, mas com Dias em posição mais favorável para chegar ao título, fruto da não participação de Armindo Araújo na Baja Extremadura, enquanto Dias tem como pior resultado a não conclusão da Baja Oeste.
Na categoria T8, Nuno Matos parte em vantagem sobre o seu mais direto adversário, Alexandre Mota, que apesar de não ter conquistado qualquer triunfo esta temporada tem demonstrado um excelente compromisso entre fiabilidade e resultados. Nuno Tordo, apesar de mais afastado, está à espreita de uma oportunidade para ainda chegar ao título.
Depois de dada a partida na Cerimónia de Partida, a prova propriamente dita arranca na sexta-feira com a realização do Prólogo da Herdade das Coutadas, enfrentando depois os pilotos três setores seletivos até ao final de dia de sábado. A prova terá um total de 423,32km cronometrados, num percurso total de 654,27km.